A Videolaparoscopia é uma técnica minimamente invasiva que pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento. Neste último caso, ela é denominada videolaparoscopia cirúrgica. A técnica é realizada com o objetivo de observar as estruturas presentes na região abdominal e pélvica e, caso haja necessidade, também pode ser empregada para remoção ou correção da alteração.

Procedimento

A videolaparoscopia deve ser feita sob anestesia geral e consiste na realização de um pequeno corte na região próxima ao umbigo por onde deve entrar um pequeno tubo que contém gás carbônico e uma microcâmera em seu interior. Além deste, são feitos outros pequenos cortes na região abdominal por onde passam outros instrumentos para explorar a região pélvica, abdominal ou para realizar a cirurgia. A microcâmera é usada para monitorar e avaliar todo o interior da região abdominal, possibilitando identificar a alteração e promover a sua remoção.

O preparo para a realização do procedimento consiste em fazer exames anteriores, como os pré-operatórios e a avaliação do risco cirúrgico. Para explorar a cavidade abdominal é necessário esvaziar completamente o intestino usando laxantes sob indicação médica no dia anterior ao exame.

Para fins diagnósticos, a videolaparoscopia é chamada de VL diagnóstica, e pode ser útil na investigação e confirmação de:

– Problemas na vesícula e no apêndice;
– Endometriose;
– Doença peritoneal;
– Tumor abdominal;
– Doenças ginecológicas;
– Síndrome aderencial;
– Dor abdominal crônica sem causa aparente;
– Gravidez ectópica.

Para fins terapêuticos, recebe o nome de VL cirúrgica, e pode ser indicada para:
– Retirada da vesícula e do apêndice;
– Correção de hérnia;
– Tratamento de hidrossalpingite;
– Retirada de lesões ovariana;
– Retirada de aderências;
– Laqueadura das trompas;
– Histerectomia total;
– Retirada de mioma;
– Tratamento de distopias genitais;
– Retirada de apêndice;
– Cirurgia ginecológica.

Recuperação

Por ser minimamente invasiva, a recuperação da cirurgia por videolaparoscopia é muito melhor que numa cirurgia convencional, uma vez que há menos cortes e o sangramento é mínimo. O tempo de recuperação dura de 7 a 14 dias, dependendo do procedimento e após esse período a pessoa pode voltar gradativamente às atividades diárias, seguindo a recomendação médica.

Dor no abdômen, nos ombros, intestino preso, inchaço e enjoo são sintomas comuns após a realização da videolaparoscopia. Por isso, durante o período de recuperação, é indicado repouso, evitar relações sexuais, dirigir, limpar a casa, fazer compras e fazer exercícios nos primeiros 15 dias.

Agende sua consulta com o Dr. André Araújo!